Salário mínimo é responsável por 70% da redução da desigualdade, diz professor

Salário mínimo é responsável por 70% da redução da desigualdade, diz professor - Hallo friendsBEAUTY AND NATURE FOR PEACE TO VISIT, In the article you read this time with the title Salário mínimo é responsável por 70% da redução da desigualdade, diz professor, We have prepared this article for you to read and retrieve information therein. Hopefully the contents of postings Article Política, We write this you can understand. Alright, good read.

Title : Salário mínimo é responsável por 70% da redução da desigualdade, diz professor
link : Salário mínimo é responsável por 70% da redução da desigualdade, diz professor

Read too


Salário mínimo é responsável por 70% da redução da desigualdade, diz professor

A valorização do salário mínimo na última década foi responsável por 70% da redução no coeficiente de Gini, que passou de 0,594, em 2001, para 0,527, em 2011. O índice mede a desigualdade de renda no mercado de trabalho e, quanto mais próximo de 0, menor a diferença entre os maiores e os menores salários.

De acordo com o professor Naercio Menezes Filho, do Insper Instituto de Ensino e Pesquisa, a redução da desigualdade promovida pela valorização do salário mínimo é ainda mais evidente entre as mulheres. “Da redução do [coeficiente de] Gini no mercado de trabalho, o salário mínimo é responsável por cerca de 70%. O efeito é mais importante para as mulheres do que para os homens, já que há muitas mulheres ganhando salário mínimo, principalmente empregadas domésticas”, disse.

O professor participou ontem (7) do seminário Política de Salário Mínimo para 2015–2018: Avaliações de Impacto Econômico e Social, organizado pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre-FGV) e pela Escola de Economia de São Paulo (Eesp-FGV).

Na mesa que discutiu a distribuição de renda promovida pelo salário mínimo, o professor André Portela, da Eesp, avaliou que, nos últimos anos, a valorização tem beneficiado a população com renda intermediária e não os mais carentes. Portanto, de acordo com ele, a política econômica deveria investir em outros mecanismos de redução da desigualdade, como a ampliação de programas como o abono salarial e o Bolsa Família.

Para o professor Marcio Pochmann, da Universidade de Campinas (Unicamp), a valorização do mínimo precisa retomar o objetivo de quando o benefício foi criado, de ser um parâmetro para as necessidades de sobrevivência do trabalhador.

“O salário mínimo foi estabelecido na década de 1940 como a média do salário urbano e era acima do PIB [Produto Interno Bruto] per capita. Representava um componente de garantir o mínimo para a força de trabalho. Com a política de arrocho da década de 1960, o mínimo não acompanhou a inflação. Somente a partir do Plano Real, o mínimo se deslocou de elemento de combate à inflação para instrumento de combate à pobreza”, relembrou.

O seminário do Ibre/FGV termina hoje (8), quando serão debatidos os temas finanças públicas, inflação e macroeconomia do salário mínimo. O objetivo do evento é debater a política econômica, com a proximidade do fim da vigência, a partir de 2015, da atual regra para a correção do salário mínimo, que considera a variação do Produto Interno Bruto (PIB) de dois anos anteriores e a inflação do ano corrente.

http://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2014-05/salario-minimo-...


Thus Article Salário mínimo é responsável por 70% da redução da desigualdade, diz professor

That's an article Salário mínimo é responsável por 70% da redução da desigualdade, diz professor This time, hopefully can give benefits to all of you. well, see you in posting other articles.

You are now reading the article Salário mínimo é responsável por 70% da redução da desigualdade, diz professor with the link address https://naturetovisit.blogspot.com/2014/05/salario-minimo-e-responsavel-por-70-da.html

Subscribe to receive free email updates:

0 Response to "Salário mínimo é responsável por 70% da redução da desigualdade, diz professor"

Post a Comment